Site info

Loading

Netbook da Acer tem Linux 'sob medida'


Sistema operacional baseado no Ubuntu é otimizado para os modelos Aspire One

Aspire One

Os usuários dos netbooks Aspire One, da Acer, ganharam uma nova opção em sistema operacional Linux para suas máquinas. O Kuki Linux foi desenvolvido como uma alternativa ao Linpus Lite originalmente instalado em alguns modelos do fabricante, e é otimizado para tirar o melhor proveito de todo o hardware.

O Aspire One é vendido atualmente com duas opções de sistema operacional: Windows XP Home e Linpus Linux Lite. O Kuki seria, portanto, uma terceira opção – embora baseado no Linux como o Linpus, possui uma interface bem diferente, mais próxima ao que o usuário comum está acostumado.

Baseado no Ubuntu, o Kuki Linux 2.8 é um sistema leve, com uma seleção otimizada de aplicativos peso-pena. Entre eles, o navegador web Midori, o mensageiro instantâneo Pidgin, o cliente de e-mail Claws, o Deluge, para baixar arquivos por BitTorrent, e o calendário/organizador pessoal Orage. O ambiente de usuário escolhido, pelo seu baixo consumo de memória, foi o XFCE 4.6.1, com um tema personalizado. O XFCE é bastante modificável para ficar semelhante tanto ao Windows como ao Mac OS X. A ideia dos desenvolvedores é dar ao usuário o máximo de recursos, com o menor consumo possível de memória e poder de processamento.

O suporte ao hardware específico do Aspire One também recebeu atenção: itens como controle do ventilador para dissipação de calor, gerenciamento de energia, drivers de vídeo, do modem 3G e leitores de cartões de memória vem pré-configurados.

O Kuki Linux 2.8 pode ser baixado gratuitamente no site oficial, em www.kuki.me, na forma de um arquivo ISO de 399 MB. O arquivo pode ser gravado em CD ou em um pendrive, e usado para instalação ou para uma sessão "Live CD", que permite experimentar o sistema sem instalá-lo na máquina. Segundo os desenvolvedores, usuários novatos poderão encontrar suporte na forma de salas de bate-papo, fóruns de discussão e tutoriais em vídeo no site oficial.

.

Related Posts with Thumbnails