Site info

Loading

Netbooks: vem ai o sistema operacional Moblin


Sistema baseado em Linux tem interface gráfica otimizada para telas pequenas e boot rápido

Os primeiros netbooks equipados com o Moblin 2.0, um sistema operacional baseado no Linux e otimizado para netbooks, podem ser anunciados já nesta semana durante o Intel Developer's Forum (IDF) 2009 em San Francisco, na Califórnia. Inicialmente criado pela Intel, atualmente o sistema é mantido pela Linux Foundation, órgão central de administração do Linux.

O site Liliputing cita declarações de Imad Sousou, Diretor do Intel Open Source Technology Centre, à ZDNet. O executivo não revela fabricantes ou modelos, nem esclarece se as máquinas rodarão o Moblin propriamente dito, ou alguma outra edição do Linux, como Fedora ou Ubuntu, com a tecnologia Moblin (particlarmente a nova interface gráfica) inclusa.

Um anúncio representaria, além de um produto, confirmação de que o Moblin está se aproximando de sua primeira versão "estável", pronta para consumo pelo usuário final. A versão mais recente, lançada em meados de junho, ainda tinha recursos ausentes ou incompletos, como a falta de suporte a modems 3G e uma versão preliminar do navegador web, baseado no projeto Mozilla.

O Moblin 2.0 tem como principais destaques o rápido tempo de boot, sete segundos em algumas máquinas equipadas com discos SSD, e uma nova interface gráfica, dividida em "zonas" para atividades específicas e com uma "página inicial" mostrando uma visão geral do que acontece no netbook. Elegante e funcional, a interface agiliza tarefas comuns (como navegar na web, conectar-se a uma rede wireless ou atualizar seu perfil numa rede social) sem desperdiçar precioso espaço na tela – a poluição visual nas áreas de trabalho de netbooks é algo que acontece tanto com os ambientes "normais" do Linux, KDE e Gnome, como com o Windows de um modo geral..

Mais informações sobre o Moblin podem ser encontradas no site oficial do projeto, em www.moblin.org.

Geek

Por Antonio Blanc

.

Related Posts with Thumbnails