Site info

Loading

Nokia impressiona com seu Netbook


Netbook da nokia

Apesar de nunca ter lançado um computador, a Nokia criou um dos melhores modelos de netbooks já fabricados. O Booklet 3G seguiu à risca o conceito de que um computador ultraportátil deve ser leve, se conectar à web em qualquer lugar e servir bem para navegar na internet e realizar tarefas simples. Com o aparelho, a Nokia esquentou a briga pela duração de bateria. Se a maior parte dos modelos de netbooks aguenta trabalhar por até 4 horas fora da tomada, o Booklet 3G promete deixá-lo ligado por 12 horas.

Nos outros recursos e no design, a Nokia parece ter emprestado o minimalismo do Macbook Air, da Apple. O aparelho não tem entrada para cabo de rede (ethernet), traz três entradas USB, não tem leitor de CD/DVD, nem possui sistema de ventilação. Ele ainda tem uma tela de 10 polegadas e 2 centímetros de espessura. Mas é estranho que o netbook da Nokia não venha com coisas básicas. Não dá para ligar um microfone, por exemplo. Sua saída de áudio é só para fones de ouvido e é preciso usar o microfone embutido, acima da webcam.

Mesmo tendo uma configuração ruim para rodar vídeos, a Nokia colocou uma saída de vídeo de alta definição (HDMI), padrão que serve para ligar o computador em TVs de LCD e plasma. E ele roda vídeos de alta definição (720 linhas) com uma qualidade de imagem impressionante para um computador desse tipo. Outro problema é o gabinete selado, que praticamente obriga a levar o netbook a assistências especializadas da Nokia para trocar peças danificadas.


Com um chip Intel Atom Z530 de 1.6 GHz, 1 GB de memória RAM e o Windows 7, o netbook da Nokia engasga para rodar e abrir mais de um programa ao mesmo tempo, como já era de se esperar de uma configuração de um netbook do tipo.


Mesmo assim o Booklet 3G impressiona – vale tudo o que promete. Resta saber se os concorrentes não terão aparelhos melhores quando ele chegar ao Brasil, no segundo semestre de 2010, ainda sem preço definido. Na Europa, onde ele começa a ser vendido em outubro, custará 575 euros (R$ 790).

FILIPE SERRANO/AE

.

Related Posts with Thumbnails