Site info

Loading

Facebook contrata firma de RP para difamar o Google

m?dias sociais categoria : m?dias sociais | 13.05.2011 / 11h16 | coment?rios : 5 | m?dia geral: satisfat?rio / 0 votos

Nos ?ltimos dias, jornalistas e blogueiros americanos come?aram a receber mensagens de uma conhecida empresa de rela??es p?blicas dos Estados Unidos, a Burson-Marsteller, para plantar not?cias sobre supostos problemas de invas?o de privacidade da ferramenta "Social Circle" do Google. O recurso permite que usu?rios do Gmail acessem informa??es n?o s? dos seus pr?prios contatos como tamb?m dos amigos dos contatos, o que a ag?ncia definiu como algo ?desenvolvido para coletar dados privados e criar dossi?s profundos de milh?es de pessoas?, como conta o The Daily Beast.

A surpresa ? quem est? por tr?s dessa ?campanha?: o Facebook. Tudo come?ou quando um dos blogueiros contatados pela Burson-Marsteller, Chris Soghoian, desconfiou das mensagens e perguntou quem estava pagando para que a empresa espalhasse esse tipo de not?cia. Diante da resposta negativa da ag?ncia, que n?o quis revelar o segredo, Soghoian publicou as trocas de e-mails. Agora, um porta-voz do Facebook confirmou ser o controverso cliente da Burson-Marsteller.


O porta-voz da rede social citou duas raz?es para a empreitada. Segundo ele, o Facebook cr? que o Google viola a privacidade dos usu?rios. Al?m disso, a rede de Zuckerberg se ressente de tentativas do Google de usar dados do Facebook no seu "Social Circle".

O Facebook, por?m, nega que tenha feito uma campanha para desmoralizar o Google. ?Nenhuma campanha de ?difama??o? foi autorizada ou planejada?, diz o comunicado oficial, reproduzido pelo MSNBC. ?Ao inv?s disso, quer?amos que terceiros verificassem que as pessoas n?o aprovam a coleta e o uso de informa??es de suas contas do Facebook e outros servi?os no Google Social Circles ? assim como o Facebook n?o aprova?.

Ainda segundo o Facebook, a rede contratou a Burson-Marsteller para ?focar a aten??o nesse problema, usando informa??es dispon?veis publicamente, que poderiam ser verificadas independentemente por qualquer organiza??o de m?dia ou analista?. O comunicado termina afirmando que a quest?o foi apresentada de maneira ?s?ria e transparente?.

A briga entre os dois gigantes mostra que ambos disputam o grande fil?o da publicidade online, como nota o The Daily Beast. O Facebook coleta informa??es de cerca de 600 milh?es de usu?rios, na rede social que mais cresce no mundo. Esses dados permitem que a rede exiba publicidade dirigida. Isso o torna um grande rival do Google que, por sua vez, revelou no m?s passado que o apelo social deve passar a ser uma prioridade da empresa.

.

Related Posts with Thumbnails